COVID-19: Informações sobre viagens para a Croácia e para Portugal

Viajar para a Croácia

A Embaixada de Portugal aconselha os cidadãos portugueses, antes de decidirem visitar a Croácia, a tomar em consideração a situação epidemiológica neste país, que poderá dificultar e criar constrangimentos à sua viagem, tais como cancelamento de voos, dificuldades em atravessar fronteiras, sobretudo por via terrestre, para países vizinhos ou mais próximos, ou ainda, caso adoeçam com o novo coronavírus, obrigados a um período de quarentena. Poderão encontrar informação atualizada, em língua inglesa, sobre a evolução da pandemia na Croácia em https://www.koronavirus.hr/.

As restrições de viagem relacionadas com o COVID-19 foram levantadas na Croácia. Os viajantes não são obrigados a fornecer certificados ou resultados de testes COVID-19, independentemente da sua cidadania. Deixou de ser obrigatório o preenchimento do formulário ?Enter Croatia?, sendo que a quarentena deixou também de ser obrigatória.

* Caso apresentem sintomas de Covid-19 - os Portugueses que se encontrem neste país e sintam sintomas do COVID-19, tais como como tosse, febre, dores de garganta e/ou dificuldade em respirar deverão contactar a secção de epidemiologia do Instituto de Saúde Pública da Croácia / Hrvatski zavod za javno zdravstvo (https://www.hzjz.hr/en/contact-us/ ou o númerio +385 98 227 753). Os números de contacto permanentes destas instituições poderão ser encontrados no seguinte panfleto: https://www.hzjz.hr/wp-content/uploads/2020/01/Recommendations-for-travellers.pdf

Poderão ainda contactar o Gabinete de Emergência Consular através dos números telefónicos + 351 217 929 714, + 351 961 706 472 e do endereço de correio eletrónico gec@mne.pt. Poderão também contactar a Embaixada através dos números +385 1 488 22 10 ou (telefone de emergência) +385 91 157 34 11.

 

Para informação adicional poderá consultar:

Restrições em vigor para entrada na Croácia (Ministério do Interior da República da Croácia)

https://mup.gov.hr/uzg-covid/english/286212

Informação sobre pandemia COVID-19 na Croácia

https://www.koronavirus.hr/en (Governo da República da Croácia)

https://www.croatiacovid19.info/ (Associação de Turismo Croata - HET)

Certificado digital COVID da UE (Croácia)

https://eudigitalnacovidpotvrda.hr/

Centros de testagem Covid-19 na Croácia

https://www.koronavirus.hr/testing-centers-in-croatia/764

Contactos das Unidades Locais de Saúde dos vários Condados

https://www.koronavirus.hr/important-phone-numbers/152

 

--

Viajar para Portugal

 

Na sequência da entrada em vigor do Despacho n.º 8022-D/2022, de 30 de junho, deixou de ser exigido aos passageiros que entrem em território nacional a apresentação de comprovativo de teste para despiste da infeção por SARS-CoV-2 ou apresentação de certificado digital COVID UE ou de certificado de vacinação ou recuperação emitido por países terceiros, aceite ou reconhecido em Portugal.

Assim, passa a ser permitida a entrada em território nacional, sem qualquer requisito adicional, de todos os passageiros, independentemente da sua origem ou da finalidade da viagem, aplicando-se esta medida não só ao tráfego aéreo e aeroportos, mas também nas fronteiras marítimas e fluviais.

 

ATENÇÃO
Considerando a situação pandémica ainda vivida, deverão ser verificados os constrangimentos e regras existentes para qualquer deslocação, seja ela ao estrangeiro, ou no regresso a Portugal, com base na informação que é permanentemente atualizada.
Antes de se deslocar ao estrangeiro, conheça as regras em vigor no país para onde se desloca, bem como nos países onde passará em trânsito.
Verifique os Conselhos aos Viajantes: https://portaldascomunidades.mne.gov.pt/pt/vai-viajar/conselhos-aos-viajantes e acompanhe sempre as informações dos órgãos locais, que podem efetuar alterações de procedimentos a qualquer momento

 

Para informação adicional poderá consultar:

Visit Portugal (Turismo de Portugal)

https://www.visitportugal.com/en/content/covid-19-measures-implemented-portugal

Viagens para a Madeira (Região Autónoma da Madeira)

http://www.visitmadeira.pt/pt-pt/info-uteis/corona-virus-(covid-19)/informacoes-aos-visitantes-(covid-19)

Viagens para os Açores (Governo Regional dos Açores)

https://destinoseguro.azores.gov.pt/?page_id=8908 

Viagens para Portugal - Conselhos aos Emigrantes

https://portaldascomunidades.mne.gov.pt/pt/noticias/faq-s-viagens-para-portugal-conselhos-aos-emigrantes

Covid-19: Viagens

https://portaldascomunidades.mne.gov.pt/pt/covid-19-viagens-para-portugal

Eventos internacionais: deslocações

https://portaldascomunidades.mne.gov.pt/pt/eventos-internacionais-deslocacoes 

Mais notícias Notícias

Por ser feriado português (Sexta-feira Santa) e feriado croata (Segunda-feira de Páscoa), respectivamente, nos dias 15 e 18 de abril esta Embaixada estará encerrada ao público.

A Embaixada de Portugal em Zagreb tem a honra de informar que a exposição “Almada por contar”, centrada na vida do célebre pintor, romancista, poeta e polímata português José de Almada Negreiros, estará patente na Biblioteca Bogdan Ogrizović (Preradovićeva ul. 5 - 10000 Zagreb), a partir do dia 16 até ao dia 29 de novembro.

Devido à actual situação pandémica, o discurso de inauguração de S.E. a Embaixadora de Portugal, Paula Leal da Silva, será transmitido através das nossas redes sociais no próximo dia 16 de novembro.

 

 

Contactos

Ante Kovačica 3/I
10000 Zagreb

+385 1 488 22 10
+385 911 573 411 (Emergência)
zagreb@mne.pt
Facebook Twitter 

Mais informação

Ligações úteis


logo oceanos

 
logo ppue 2021

Portuguese Communities Portal logotype

Logotipo International Careers logotype

Turismo de Portugal logotype

AICEP - Portugal Global logotype

Portugal Economy Probe logotype

Camões - Instituto da Cooperação e da Língua logotype

Instituto Diplomático logotype

CLP Zagreb