Realizou-se, no dia 4 de junho, nos jardins do Teatro Nacional de Zagreb o concerto Mátria Língua de Ana Laíns, celebrando o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas e assinalando a etapa final da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia.

O concerto resultou de uma colaboração entre a Embaixada de Portugal em Zagreb e o Teatro Nacional da Croácia (HNK Zagreb), inaugurando a temporada estival de concertos ao ar livre da referida instituição.

Ana Laíns, cujo desempenho se mostrou magistral, foi virtuosamente acompanhada pelos músicos Paulo Loureiro (piano) Carlos Lopes (acordeão) e Bruno Chaveiro (guitarra portuguesa).

"Mátria Língua" equivaleu a uma panorâmica geral e extremamente original de música e poesia portuguesas de qualidade, desde a poesia galaico-portuguesa, até Ramos Rosa, passando por D. Dinis, Luís de Camões ou Fernando Pessoa. Conjugou ainda melodias tradicionais com compositores contemporâneos, como Paulo Loureiro ou José Afonso, entremeando-as com criativas interpretações de fado. 

Centenas de pessoas assistiram ao concerto, o primeiro em Zagreb desde há bastante tempo, incluindo grande parte dos Embaixadores acreditados no país, representantes de instituições culturais e académicas e da comunidade que se expressa em português ou que mantem laços afetivos com Portugal.

  • Partilhe