A Embaixada de Portugal aconselha os cidadãos portugueses residentes ou que visitem a República da Croácia a seguirem as recomendações e instruções disponibilizadas pelas respetivas autoridades. 

O Governo croata têm vindo a publicar conselhos e informações atualizadas, em língua inglesa, sobre a evolução do número de casos diagnosticados e a disseminação do COVID-19, no seguinte site.

Os Portugueses que se encontrem na Croácia e sintam sintomas do COVID-19, tais como como tosse, febre ou dificuldade em respirar deverão contactar a secção de epidemiologia do Instituto de Saúde Pública da Croácia / Hrvatski zavod za javno zdravstvo (+385 98 227 753) ou um dos epidemiologistas da região em que se encontram. Os números de contacto permanentes destas instituições poderão ser encontrados aqui.

Visitas á Croácia

As Autoridades croatas têm vindo a abrandar progressivamente as medidas de confinamento introduzidas no seguimento da Pandemia Covid-19, tendo também reduzido as restrições à entrada no país.  Assim, os cidadãos dos Estados-membros da UE, podem entrar na Croácia sem que lhes sejam aplicadas medidas de quarentena ou autoisolamento. Ficarão, no entanto, obrigados a seguir as recomendações do Instituto de Saúde Pública da Croácia  que lhes forem indicadas à entrada do país.

No entanto, chama-se a atenção aos cidadãos nacionais que, antes de decidirem viajar para a Croácia, deverão ter em consideração, a existência de possíveis constrangimentos, no percurso ou nos postos fronteiriços, ou mesmo de cancelamentos de voos que poderão atrasar ou dificultar a sua viagem.Faz-se ainda notar que, caso sejam infectados Covid-19, serão obrigados, pelas Autoridades croatas, a ficar em quarentena ou autoisolamento, por 14 dias.

Caso entendam ainda assim visitar a Croácia, sugere-se que primeiro consultem o portal das comunidades e façam o registo das suas viagens na aplicação Registo Viajante. Poderão entrar na Croácia mediante apresentação de cartão de cidadão ou passaporte válido na fronteira. Aconselha-se também a ter um comprovativo de reserva ou de pagamento de alojamento para apresentar, caso lhe seja solicitado pela polícia fronteiriça. Para além disso as autoridades croatas aconselham a que se registe os planos de viagem no site entercroatia.mup.hr. Igualmente se sugere que antes de viajarem consultem o portal das comunidades e façam o registo das suas viagens na aplicação Registo Viajante.

  • Partilhe