Informação Geral

A Secção Consular da Embaixada de Portugal em Zagreb tem como área de jurisdição o território da Croácia, prestando apoio consular aos cidadãos nacionais aqui residentes, ou de passagem.

Contactos:

Horário de atendimento ao púbico: 

De segunda a sexta-feira - 9h00 – 13h00 e 14h00 – 17h00

Agendamento obrigatório: Com o objetivo de minimizar o seu tempo de espera, solicitamos que nos contacte de preferência por e-mail (zagreb@mne.pt) e agende antecipadamente a sua visita.

 

Todos os nacionais portugueses devem manter os seus documentos de identidade e de viagem devidamente válidos, evitando que caduquem sem renovação. Recorda-se que quer o cartão de cidadão, quer o passaporte, podem ser renovados nos seis meses anteriores à sua caducidade.

Custos de atos consulares

Os atos consulares são devidos na moeda local (Kunas) e devem ser pagos por antecipação ou no momento do pedido. Não são aceites pagamentos com cartão de débito ou por transferência bancária. Poderá aqui encontrar os valores dos custos dos atos consulares.

Vistos Schengen                                                                                                        

  • Tem aqui disponível toda a informação sobre os tipos de vistos Schengen.
  • Poderá encontrar informação sobre documentos instrutórios necessários para cada tipo de visto:
  • Deverá preencher o seguinte formulário.
  • Prazos: A decisão sobre os pedidos é tomada no prazo de 15 dias de calendário a contar da data de apresentação de um pedido admissível.
  • Excecionalmente, em determinados casos, quando é necessária documentação complementar, o prazo pode ser prorrogado até um máximo de 60 dias de calendário.
  • Poderá encontrar mais informação aqui.

Vistos Nacionais

  • Poderá encontrar informação sobre vistos nacionais aqui.

Prazos de Vistos

  • A decisão sobre os pedidos é tomada normalmente no prazo de 15 dias de calendário a contar da data de apresentação do pedido;
  • Esse prazo pode ser prorrogado até um máximo de 30 dias de calendário em casos específicos, nomeadamente quando é necessário proceder a um exame mais aprofundado do pedido;
  • A título excecional, quando é necessária documentação complementar em casos específicos, o prazo pode ser prorrogado até um máximo de 60 dias de calendário.

Encerramento da Embaixada em dias feriados:

Em 2019, para além dos fins-de-semana, a Embaixada estará encerrada ao público nos seguintes dias feriados portugueses e croatas: 1 de janeiro (feriado português - PT - e croata - HR); 19 (PT-HR), 22 (HR) e 25 de abril (PT); 1 de maio (PT-HR); 10 (PT), 20 (PT-HR) e 25 de junho (HR); 5 (HR) e 15 de agosto (PT-HR); 8 de outubro (HR); 1 de novembro (PT-HR); 25 (PT-HR) e 26 de dezembro (HR).

Links úteis:

  • Partilhe